Sobre Nós

O projeto CovidCheck nasceu da constatação de que um dos grandes problemas da pandemia provocada pelo coronavírus é a informação e comunicação. Por um lado há falta de informação, informação dúbia ou incompleta. Por outro, há muita desinformação, com consequências perigosas ou mesmo graves para a saúde.

Daí a necessidade sentida pela equipa do MediaLab Cies_Iscte de agir para conter a infodemia, pondo a uso do combate à falta de informação e à desinformação o “know-how” adquirido ao longo de anos de investigação dos fenómenos comunicacionais, nomeadamente na análise laboratorial e produção de conhecimento sobre; 1) notícias (Barómetro de Notícias) 2) pesquisas online e 3) monitorização de redes sociais. Sobre a pandemia, a equipa publicou, logo em março de 2020, os relatórios “Informação e desinformação sobre o Coronavírus em Portugal” e “O tema “Coronavírus” nos media e nas redes sociais” e vários artigos de análise.

O projeto é financiado pela iniciativa Gulbenkian Soluções Digitais Covid-19, promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian, com o apoio da EDP e o acompanhamento jurídico da Cuatrecasas.

O projeto

O projeto CovidCheck pretende ajudar a otimizar a comunicação oficial e a esclarecer as principais questões dos portugueses sobre a pandemia de Covid-19, com atualizações diárias desde 11 de maio de 2020. É nosso objetivo a promoção de mensagens eficazes e claras junto da população, contribuir para a identificação de desinformação que possa ser prejudicial para a saúde pública e fomentar na sociedade a procura por fontes fidedignas.

A resolução da pandemia passa pela gestão de crise de comunicação e entendimento público de informação científica correta. O projeto realiza a análise: 1) temática de discursos oficiais 2) informação nos media 3) expressão dos cidadãos nas redes sociais (de dúvidas, comportamentos negligentes ou dolosos e desinformação) 4) preocupações dos cidadãos nas pesquisas online. Após a recolha, a informação é codificada, classificada, validada por psicanalistas e transformada em recomendações de otimização da comunicação, que tem como alvo os cidadãos, idosos e outros grupos de risco.

A Análise do Dia é realizada com base nas mensagens oficiais do Estado e agentes da sociedade, na   monitorização das notícias publicadas nos media (em colaboração com o Barómetro de Notícias MediaLab_Iscte), análise de pesquisas diárias no Google, interações diárias em páginas públicas no Facebook (incluindo partilhas, gostos e comentários) e despistagem de narrativas desinformativas relevantes nas redes sociais em Portugal (também presentes em Não Se Deixe Enganar), sendo a sua avaliação feita com base em fontes acreditadas pela International Fact Checking Network. A partir da recolha e análise são também criadas Recomendações e as respostas às Perguntas mais Frequentes sobre o Covid-19.

A Sociedade Portuguesa de Psicanálise acrescenta a sua visão à Análise do Dia e é também responsável por uma mensagem motivadora para ajudar a ultrapassar as dificuldades e limitações de viver em confinamento e com restrições que afetam a vida quotidiana.

A Evidentia Médica fornece apoio para esclarecer dúvidas mais especializadas. Evidentia Médica é um projeto que procura dar um olhar simples, direto e pragmático à literatura médica e enquadrando-a na prática clínica atual.

Equipa

A equipa de investigadores que produz diariamente os conteúdos do projeto CovidCheck.pt trabalha regularmente com análise temática e de conteúdo e pesquisa na internet e em redes sociais usando ferramentas informáticas. O know-how de investigação acumulado ao longo dos últimos anos é assim posto ao serviço da comunidade. A equipa do projeto CovidCheck.pt está sedeada no MediaLab Cies_Iscte.

Parceiros

O projeto CovidCheck baseia-se na colaboração do MediaLab Cies_Iscte com o projeto de prevenção de problemas saúde mental da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, “Vira(l)Solidariedade – Rede de Apoio Psicológico”. A SPP ajuda a otimizar as mensagens e produz uma mensagem diária para nos ajudar a ultrapassar os condicionalismos provocados pela pandemia. O projeto tem o apoio técnico e especializado do Cenjor – Centro para a Formação de Jornalistas.

O projeto é financiado pela iniciativa Gulbenkian Soluções Digitais Covid-19, promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian, com o apoio da EDP e o acompanhamento jurídico da Cuatrecasas.