Nas últimas 24 horas houve 1676 publicações no Facebook em Portugal sobre a Covid-19, que geraram um total de quase 107 mil interações (‘likes’, comentários e partilhas). A publicação mais ‘viral’ ligava a uma notícia positiva do Jornal de Notícias, com o maior número de recuperados registado em Portugal até ao momento, com mais de 3 mil interações. A segunda publicação mais interativa era relativa ao prolongamento do prazo para validação de documentos, e a terceira era o live/vídeo da conferência de imprensa diária da Direção-Geral da Saúde.
No top20 das publicações sobre a Covid-19 que suscitaram mais interesse nas páginas de Facebook portuguesas estão assuntos muito diversos, mas a maior parte deles relacionados com as regras que irão regular a fase do processo de desconfinamento que começa na próxima semana. Entre as publicações mais populares está também um agradecimento a Bruno Nogueira pela série de ‘lives’ que prendeu muito portugueses ao Instagram durante o confinamento.
Nos 22 grupos de Facebook especificamente vocacionados para a Covid-19 que estamos a monitorizar, houve nas últimas 24 horas 280 publicações, que geraram 5829 interações (‘likes’, comentários e partilhas). Entre as preocupações principais destacam-se as regras que irão vigorar para o acesso às praias, ontem anunciadas. Noutro plano, as declarações do virologista Pedro Simas à TVI também obtiveram eco num dos grupos.
No Twitter português foram publicados no dia de ontem 2518 tweets e 3057 retweets sobre a Covid-19. Curiosamente, o pico diário das publicações sobre o tema coincidiu com a hora da conferência de imprensa diária da DGS. Os temas mais abordados são também aqueles que se prendem com o processo gradual de desconfinamento, sem nenhum que se destaque especialmente.