Nas últimas 24 horas, dois temas dominaram as conversas nas páginas de Facebook a propósito da Covid-19: uma máscara inovadora desenvolvida em Portugal que promete ‘inativar’ o coronavírus, e a morte de um feto de apenas oito meses, no Hospital Amadora-Sintra, vítima de Covid-19. Os dois temas estão presentes no pódio de hoje. O primeiro destaca-se, com uma publicação da SIC Notícias que conseguiu mais de dez mil interações (‘likes’, comentários e partilhas), seguido de mais cinco publicações sobre o mesmo tema, incluindo uma publicação da MO, a marca do grupo Sonae que a comercializa. O segundo tema chega ao pódio com uma publicação da TVI24, mas existem igualmente outra quatro publicações no top20 que abordam o assunto. Entre as duas publicações, no lugar intermédio do pódio, está uma publicação do Correio da Manhã que indica que a vacina contra a Covid-19, quando estiver disponível, poderá vir a ter que ser paga pela população.
No resto do top das 20 publicações que mais captaram a atenção dos portugueses – e para além dos três temas já referidos – destaque ainda para a menina de três anos que morreu na Bélgica, afetada pela Covid-19. No total, as últimas 24 horas trouxeram 978 publicações sobre a pandemia nas páginas de Facebook, as quais geraram 118664 ‘likes’, comentários e partilhas. Curiosamente, menos publicações do que nos quatro dias anteriores, mas com bastante mais interações, confirmando a grande atenção prestada aos temas em destaque.
Aliás, os grupos de Facebook dedicados à Covid-19 também evidenciam isso: as duas publicações mais populares nestes grupos são sobre esse tema. Também aqui se registou hoje menos publicações do que nos dias anteriores (63 no total), mas com mais interações (1882) confirmando que os utilizadores destes grupos encontraram bastante interesse nas publicações partilhadas.