Nas últimas 24 horas, as páginas de Facebook em Portugal partilharam 1098 publicações relacionadas com a Covid-19, as quais deram origem a 88 mil interações, contabilizando ‘likes’, comentários e partilhas. A publicação mais popular sobre o tema nesse período foi um ‘live’ de Camilo Lourenço, em que o tema foi abordado e que mereceu 11 mil interações. A segunda publicação mais popular – da página “Custódios de Maria” – é religiosa e sugere uma oração para afastar o vírus (tem 3679 interações). O terceiro lugar do pódio é ocupado por uma publicação de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, sobre um financiamento para investigação da Covid-19 atribuído a um laboratório da cidade. Teve 2937 interações.
No resto da tabela das 20 publicações mais populares, é referido mais do que uma vez o caso das 12 freiras que morreram no espaço de um mês num convento em Detroit, nos Estados Unidos. Além disso também ainda há referências a três casos que já vêm do dia anterior: o homem que subiu à janela do hospital para ver a mãe; a entrada de estrangeiros sem serem submetidos a teste; e a próxima temporada da “Anatomia de Grey” que será sobre a pandemia.
Nos grupos de Facebook dedicados à Covid-19, o mesmo período de 24 horas registou 96 publicações com 973 interações associadas. E dois dos temas que vêm do dia anterior aparecem como aqueles que despertaram mais interesse: o paradeiro desconhecido de 5 mil portugueses infetados, e os passageiros chegados a Portugal que não são sujeitos a teste de despistagem do vírus.