Nas últimas 24 horas, os grupos de Facebook em Portugal publicaram 1740 conteúdos relativos à pandemia de Covid-19, os quais geraram 141 mil interações, entre ‘likes’, comentários e partilhas. Camilo Lourenço referiu-se ao tema no seu ‘live’ diário no Facebook e com isso conseguiu 12 mil interações. A Direção-Geral da Saúde produziu um vídeo especialmente destinado aos jovens, com o lema “Contagia os outros com alegria, não com o vírus”, e essa publicação obteve mais de cinco mil ‘likes’, comentários e partilhas. Por fim, a SIC Notícias noticiou os alarmantes números de domingo em Portugal – três mortes e 457 novos casos – e chegou ao Top3.
Aliás, este tema – o número de novos casos em Portugal – é claramente aquele que mais preocupa a comunidade do Facebook em Portugal: para além da referida publicação da SIC Notícias, há outras seis no Top20 referentes ao mesmo tema. Nesse top mais alargado surgem também publicações relativas ao facto de só o concelho de Lisboa já ter mais infetados do que a Grécia. O mesmo para o surto nos bombeiros de Queluz. O Hospital de Guimarães, por seu lado, também é referido, mas por já não ter doentes nos cuidados intensivos. O que demonstra que, nesta matéria, estamos cada vez mais num país a duas velocidades.
Nos grupos de Facebook dedicados à Covid-19 os temas que mais preocupam os utilizadores são diversificados, mas a maioria vai desembocar nessa mesma questão: o aumento do número de casos em Portugal, em particular na região de Lisboa. No total, nas últimas 24 horas foram publicados nestes grupos 134 conteúdos sobre o tema, gerando 1724 interações.