Nas últimas 24 horas, o tema Covid-19 que mais despertou a atenção dos utilizadores do Facebook foi a perspetiva – cada vez mais próxima – da descoberta de uma vacina. As duas publicações mais populares são sobre esse tema. A primeira, com mais de 4 mil interações (‘likes’, comentários e partilhas) remete para uma notícia da SIC Notícias que anuncia resultados positivos nas primeiras provas clínicas da vacina desenvolvida pela Rússia. A segunda, do Jornal de Notícias, relata que uma outra vacina, em desenvolvimento em Oxford, permite ativar o sistema imunitário contra o coronavírus. Qualquer destas duas notícias é repetida várias vezes entre as publicações mais populares do Top20 de hoje, confirmando que os utilizadores do Facebook estão ansiosos por notícias positivas sobre esta pandemia. A terceira publicação mais popular no Facebook é de índole política e remete para uma partilha de Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, de uma afirmação de António Guterres, Secretário-Geral da ONU, sobre os efeitos da pandemia e as desigualdades.
No resto da tabela das 20 publicações mais populares – e para além da já referida dominância das vacinas russa e inglesa – destaque também para a contabilidade das infeções e das vítimas, e para as duas cabeleireiras que, embora contaminadas, trabalharam de máscara. No total, as páginas de Facebook em Portugal publicaram, neste período, 939 conteúdos referentes ao coronavírus, os quais geraram 77500 ‘likes’, comentários e partilhas.
Nos grupos de Facebook dedicados à pandemia, as últimas 24 horas trouxeram apenas 86 publicações, com um total de 1237 ‘likes’, comentários e partilhas. Os temas são muito diversos, sem destacar as vacinas. Em vez disso, existe um texto longo sobre a experiência de ter a doença, que foi dos mais populares em dois dos grupos analisados.