Nas últimas 24 horas voltou a crescer significativamente a atenção prestada pelos portugueses aos temas Covid-19 nas páginas de Facebook em Portugal. Com 1200 publicações partilhadas, registaram-se mais de 118 mil ‘likes’, comentários e partilhas, um número significativamente superior aos dos últimos dias. E a disputa pelo primeiro lugar do pódio das publicações com mais interações esteve ao rubro, com a disputa entre uma publicação da Direção-Geral da Saúde, com conselhos sobre a forma de nos desfazermos das máscaras (11330 interações), e a publicação do dia de Camilo Lourenço, em que comenta a discussão da Covid-19 no parlamento (11307 interações). No terceiro lugar do pódio ficou uma notícia da SIC Notícias, sobre uma nova tecnologia, desenvolvida em Portugal, que permite inativar 99% do vírus que circule no ar num determinado ambiente fechado. Esta informação é aliás repetida noutra publicação do top 20.
No resto desse mesmo top 20, os temas são diversos mas, em termos de interações suscitadas, destacam-se a “notícia” de que as pessoas mais altas têm mais probabilidade de contágio o vírus, e a informação de que a Madeira decretou como obrigatório o uso de máscara em todos os espaço públicos. Referência ainda para as várias publicações da Direção-Geral da Saúde presentes neste top 20, evidenciando o bom trabalhado realizado na disseminação de informações úteis sobre a pandemia.
Nos grupos de Facebook dedicados à Covid-19, o tema da tecnologia portuguesa que é capaz de inativar o vírus da Covid-19 também ganhou tração: três das dez publicações mais populares nestes grupos são sobre esse assunto. A “notícia” de que as pessoas mais altas têm mais propensão para serem infetadas também colheu eco nestes grupos. Ao todo, os grupos de acompanhamento da Covid-19 publicaram, durante este período, 68 conteúdos, que geraram 604 interações, entre ‘likes’, comentários e partilhas.